SERÕES NA SERRA estendem-se mais uma vez a CASTRO DAIRE » a 24 de Março o Teatro das Beiras apresenta "um mundo mágico"


SERÕES NA SERRA
24 de Março | 22h00
AUDITÓRIO DO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA  DE CASTRO DAIRE
AO ABRIGO DA PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE O TEATRO DO MONTEMURO E O MUNICÍPIO DE CASTRO DAIRE, PARA EXTENSÃO DOS SERÕES NA SERRA 


O Teatro das Beiras apresenta
Um mundo mágico
A partir de “A vida mágica da sementinha”, de Alves Redol


fotografia de Fernando Moreira
 
Duração: 45 minutos
Classificação etária: maiores 6 anos

publico jovem e familiar

reservas / + info: 232 319 150 » Centro Municipal de Cultura de Castro Daire


 “Um Mundo Mágico…” inspira-se na metamorfose das sementes do trigo - o ciclo do pão - que é também uma metáfora abrangente quando indicia uma forma plena de conhecimento e sabedoria, transmitindo a verdadeira magia da terra e a importância da sua preservação.
“Um mundo mágico…” é um contributo artístico que estimula a sensibilidade dos jovens espetadores para um dos mais importantes dilemas da sociedade contemporânea: a defesa do planeta.
Toda a obra literária de Alves Redol reflete a natureza sensível do homem e do escritor numa permanente preocupação na transmissão de valores éticos em defesa de princípios e direitos de humanidade para todos os cidadãos, impulsionando a democratização e acesso à educação, por forma a consciencializar o seu papel determinante na transformação do mundo.
A complexidade dos tempos que vivemos; o consumismo, a sociedade mercantil sem limites; as consolas, os jogos eletrónicos obsessivamente agressivos sem objetivos didáticos e educativos onde a ausência de valores nos distancia irremediavelmente da realidade, mergulhando-nos num limbo virtual, desperta-nos memórias adormecidas no tempo. Na procura de sinais que o progresso nos deixa escapar, somos solicitados a um reencontro com a poética que ressalta da obra literária do autor, evocando a vida árdua do povo e a sua ligação à terra. A terra, esse mundo mágico onde tudo começa…
É esta reflexão que incentiva a vontade de criar cenicamente uma das suas obras onde o tema se impõe: a riqueza da terra e a forma generosa como ela nos oferece o que hoje descuidadamente se deixa morrer: o alimento saudável da humanidade (alimentos que não surgem nas prateleiras das grandes superfícies comerciais).

 
A partir de “A vida mágica da sementinha”, de Alves RedolEncenação: Isabel BilouCenografia e figurinos: Luís MouroAdereços: Fernando Landeira e Dina NunesConceção musical: Tiago MoreiraInterpretação: Margarida Calaveiras, Sílvia Morais e Tiago MoreiraDesenho de luz: Fernando Sena e Pedro BilouOperação de luz e som: Pedro BilouCostureira: Amélia CunhaCarpintaria: Ivo CunhaCartaz: Luís MouroProdução: Celina GonçalvesFotografia: Fernando Landeira

Comentários