Serões na Serra recebem Bonecos de Santo Aleixo, pelo CENDREV - Centro Dramático de Évora


SERÕES NA SERRA

15 DE DEZEMBRO| 21h 
ESPAÇO MONTEMURO


CENDREV - Centro Dramático de Évora
Bonecos de Santo Aleixo

SOBRE O ESPETÁCULO
O essencial dos meios utilizados é composto por um lugar de representação chamado retábulo, construído em madeira e tecidos floridos, reproduzindo um palco tradicional em miniatura com pano de boca, cenários pintados em papelão e iluminação própria (candeia de azeite); os Bonecos são realizados em madeira e cortiça, medem entre 20 e 40 centímetros de altura e são vestidos com um guarda-roupa que permite, como no teatro naturalista, identificar as personagens da fábula contada. A música (guitarra portuguesa) e as cantigas são executadas ao vivo. Os textos, transmitidos oralmente, resultam de uma fusão entre a cultura popular e uma escrita erudita.

OS TÍTERES
Estes títeres tradicionais parecem ter tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.
São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos, de vinte a quarenta centímetros.
O estojo de bonecos e textos tradicionais, que eram somente transmitidos via oral, chegaram às mãos de Ti’Manel Jaleca através da sua mulher, que os recebeu directamente dos seus antepassados.
Manuel Jaleca, que manteve o espectáculo durante algumas décadas, conheceu entretanto António Talhinhas, camponês dotado de grande poder de improvisação e cantador, que veio a imprimir grande dinâmica à companhia, acabando por comprar todo o espólio, passando Jaleca a seu empregado.
Os Bonecos que hoje se apresentam, foram pertença da família Talhinhas durante cerca de três décadas e, a partir de 1967, “dados a conhecer ao mundo culto” por Michel Giacometti e Henrique Delgado.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da BIME - Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que se realiza desde 1987.


REPORTÓRIO RECOLHIDO
Baile dos Anjinhos
Auto da Criação do Mundo
Auto do Nascimento do Menino
Passo do Barbeiro
Baile dos Cágados
Baile das Cantarinhas
Saiadas
Fado do Senhor Paulo d’Afonseca e da Menina Vergininha
Confissão do Mestre Salas
Sermão do Padre Chancas
Confissão da Biata
Os Martírios do Senhor
Lará
Aldonso e Doroteia
Filomena e Zeferino
Contradança

---

ACTORES-MANIPULADORES
Ana Meira
Gil Salgueiro Nave
Isabel Bilou
José Russo
Victor Zambujo

ACOMPANHAMENTO MUSICAL
Gil Salgueiro Nave

---

Bilheteira:
2 € bilhete normal
1 € bilhete desconto

reservas / + info: 254 689 352/597 | teatromontemuro@gmail.com

Comentários