A VELHA CASA DE MADEIRA, texto e encenação José Caldas, estreia a 13 de Outubro



A VELHA CASA DE MADEIRA
Texto e Encenação José Caldas

Estreia
13 de outubro / 16h30
Espaço Montemuro - Campo Benfeito

"Naquela casa de madeira, morava uma velhinha..."

Certo dia aparecendo do nada um velho vem-nos falar a relembrar a sua infância e do seu grande desejo: encontrar a “máquina do tempo”.

Desfaz-se da sua pele poeirenta e revive a primavera da sua vida quando encontrou, escondida na sua casota, uma velha rabugenta. A velha fica surpreendida com tal acontecimento pois chegava- lhe a vida tranquila com os animais que a cercavam. Ignora a criança pois a curiosidade do menino invade sua vida quotidiana tranquila e isolada entregue ao fazer e refazer os fios no seu fuso.

A criança começa também a resmungar nhem-nhem-nhem… e cada dia que volta a velhinha atira-lhe algo para afasta-lo – um nabo, uma maçã, um rolo de fios – está feita a ligação. O rapaz e um amigo seguem o fio do caminho que lhes abre enfim a porta da velha casa de madeira…. começa então uma longa conversa com a velhinha.

Aos poucos ela começa a contar o seu passado, e cada história é uma viagem na máquina do tempo.

Todos os dias pela manhã lá estavam as crianças e todos os dias pela manhã a velha rabugenta lá esperava por elas.

Seria capaz a velhinha resmungona de começar a conviver com o ser humano? Estaria ela também a relembrar a sua infância?

Um dia as crianças chegam e encontram apenas a melodia dos animais…

Que teria acontecido?

"... que vivia, coitadinha, sem ninguém para conversar"



Texto e Encenação José Caldas Cenografia, Adereços e Figurinos Andrew Purvin e Ruby Gibbens Direção Musical Mary Keith Desenho de Luz Paulo Duarte Interpretação Abel Duarte, Paulo Duarte e Rebeca Cunha Construção de Cenários e Adereços Carlos Cal e Maria da Conceição Almeida Costureiras Capuchinhas CRL e Maria do Carmo Félix Ilustração Cartaz Helen Ainsworth Fotografia e Vídeo Lionel Balteiro Tradução Graeme Pulleyn Direção de Cena Abel Duarte Direção de Produção e Comunicação Paula Teixeira Assistência à Produção e Comunicação Guida Maria Rolo Estagiária Carolina Sequeira Agradecimento Jorge Braga




Comentários