Ventos da Discórdia estreia em Arouca

Ventos da Discórdia estreia em Arouca

14 de Julho Igreja do Mosteiro de Arouca 21h30
15 de Julho Igreja de Rossas [Arouca] 19h00

No âmbito do protocolo com o Município de Arouca e em parceria com o Grupo Cultural e Recreativo de Rossas, o Teatro do Montemuro apresenta "Ventos da Discórdia".



Na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo. O estilo Barroco traduz uma tentativa de conciliar forças. No espetáculo "Ventos da Discórdia", duas personagens procuram conciliar os interesses da construção. O arquiteto entra no espaço  (Igreja) e analisa a obra, as alterações que teve de fazer com a necessidade de impressionar, baseando-se no principio que a fé deve ser atingida através dos sentidos e da emoção. Chama o Sr. Abade. Tentam concluir a obra. Se por um lado o arquitecto, num estilo barroco, procura efeitos decorativos e visuais, o Sr. Abade vê violentos contrastes de luz e "palermices " com as quais não concorda. Nesta luta de ideias haverá até lugar para um duelo de espadas. Um arquitecto que procura grandiosidade e um padre que vê na obra deste arquiteto "uma pérola imperfeita" permitem-nos reconhecer a história da arte barroca em Arouca. 


Texto Teatro do Montemuro Encenação Paulo Duarte / Teatro do Montemuro Direção Musical Carlos Adolfo Figurinos/ Adereços/Espaço Cénico Ana Limpinho Interpretação Abel Duarte, Carlos Adolfo, Eduardo Correia, Paulo Duarte, Sofia Duarte e Grupo Cultural e Recreativo de Rossas

Comentários